Perdoar faz a gente abrir mão do desejo de revidar,  se vingar do mal que alguém fez a nós. O perdão liberta nosso ser de sentimentos de mágoa, ódio… mas, perdoar é decisão que temos de ter, não é um sentimento, é um decisão, então,  não espere sentir a ponto de pensar ou dizer: Eu não sinto vontade de perdoar. O preciso é ter atitude de perdoar.
Perdoar é precisão de cada pessoa,  é necessidade, Deus somente nos perdoa de nossos pecados, se perdoamos o próximo. O Senhor Jesus disse que se perdoarmos aos homens, nosso Pai Celeste nos perdoará, mas se não perdoarmos aos homens, nosso Pai Celeste não nos perdoará, está em Mateus 6.14 e 15.
A gente tem que se dar conta que temos de perdoar mesmo que a pessoa que nos feriu não mereça, mesmo sem um pedido de perdão, temos que perdoar mesmo assim.
A partir do momento que perdoamos o peso dos maus sentimentos são eliminados. O caminho para recebermos o perdão que vem de Deus, é reaberto e podemos o receber se fizermos confissão e abandono dos nossos pecados, pois: … aquele que confessa e abandona, encontra misericórdia. Provérbios 28.13.
Deus por causa do Seu amor se fez homem, foi crucificado, morto, mas ressuscitou e retornou ao Céu depois de quarenta dias, o Filho voltou ao Seu Trono de Glória… Por que O Senhor Jesus fez esse sacrifício?  Para que todo aquele que nele crê, não pereça, mas tenha vida eterna. Deus fez isso visando salvar você e todas as pessoas, não por que merecíamos, de fato, não merecíamos,  mas Ele fez, por que nos ama. Deus fez tão imenso sacrifício para nos salvar do fogo do inferno e nos dar a vida eterna no Céu junto dEle sem nosso merecimento, Deus fez por causa do amor por nós. Nós por outro lado, precisamos sacrificar nosso ego, abrindo mão dos maus sentimentos e perdoando seja do que foi feito, perdoando por amor.
Por onde começar? 
O perdão não se concede no coração, se perdoa na “cabeça”. Você e todo mundo tem um coração,  mas também tem intelecto, desse jeito, independente dos sentimentos que sinta, é possível perdoar começando pela inteligência. Então, você usa a inteligência,  não o coração, você ora a Deus em Nome de Jesus pedindo que Ele abençoe extremamente todas aquelas pessoas que lhe feriram de alguma forma, peça a ajuda dEle para perdoar. Sendo assim, você usando a inteligência, não o coração, querendo perdoar todas as pessoas para obedecer a Palavra de Deus, O Espírito de Deus ajudará você a retirar todo mau sentimento do seu coração. A partir do momento que pela sua inteligência você decide perdoar, quando você usa usa a “cabeca”, a inteligência, Deus te ajuda com isso. 

Perdoar é decisão,  não sentimento.