Abraão que nesse momento era chamado de Abrão, ao ouvir a Palavra de Deus no relato de Gênesis 12.1-3: Então o SENHOR veio a Abrão e lhe ordenou: “Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, e dirige-te à terra que te indicarei!

 Eis que farei de ti um grande povo: Eu te abençoarei, engrandecerei teu nome; serás tu uma bênção!
 Abençoarei os que te abençoarem, amaldiçoarei aquele que te amaldiçoar. Por teu intermédio abençoarei todos os povos sobre a face da terra!”.
Deus pronunciou Palavras e Abrão, essas Palavras de Deus acionaram fé em Abrão. Tal fé exemplar a todas as pessoas, tal homem exemplo de fé o elegeu o pai da fé.
A fé de Abraão é o divisor de águas,  definindo os que são de Deus e os que não são.
Segundo a Palavra de Deus,  o passo um era Abraão deixar sua habitação para entrar na dependência de Deus, por que a prova da fé era assumir a atitude de confiar a vida a Deus, deixando para trás tudo o que já estava constituído e assumir a fé em atos. Segundo a Palavra de Deus o resultado seria o cumprimento da promessa de Deus a Abraão. Diga-se de passagem, como Deus é Leal a Sua Palavra, a garantia de cumprimento da parte de Deus é garantido cem por cento, o passo era Abraão usar a fé.
Então,  Abraão estava em uma encruzilhada, ouvir a Palavra de Deus e continuar com a mesma vida, ou usar a fé e confiar tudo a Deus, inclusive a própria vida. E o que foi feito por Abraão? 
Ah, ele abriu mão de tudo, partiu da terra em que habitava… Abraão se entregou de corpo, alma e espírito, ele teve atuação indo para o tudo ou nada, largou tudo e entrou na direção de Deus e Deus o abençoou.
Hoje, temos a promessa de vida eterna vinda do Senhor Jesus de Marcos 8.35: Quem quiser, pois, salvar a sua vida perdê-la-á; mas quem perder a sua vida por minha causa e pelo Evangelho salva-la-á!
 Aquele que abrir mão de viver os próprios desejos, abrir mão dessa vida para viver em função de Jesus e Sua Palavra, jamais será condenado, terá a vida eterna no Céu. Por outro lado, os que apenas sabem disso, mas não crêem como Abraão, perderão a vida, ou seja, serão enviados para o fogo eterno que foi preparado para satanás e seus anjos.
Lembre-se que Deus é cem por cento Leal a Sua Palavra, Ele não volta atrás. E como fé,  Abraão segue como exemplo.