​A fé é nosso canal de comunicação com Deus, o fogo da fé queima em nós e faz a gente buscar a Deus, fogo causador da continua oração,  do continuo jejum, da continua leitura e pensamento na Palavra de Deus.

Se o fogo vem sido amenizado, seus efeito vem fraquejando e caindo, esse é o sinal, o alerta que a gente não está bem, por que nosso canal de comunicação com Deus está sendo afetado, enfraquecido, o fogo vem queimando cada vem menos, significa menos oração,  menos jejum e menos leitura e meditação na Bíblia.
Mesmo sem perceber, a fé vai caindo na medida que outras coisas vão entrando e ocupando nossa vida, entram e roubam nossa oração,  roubam o jejum e roubam a leitura e meditação na Bíblia. Coisas, distrações que entram e tocam no que mais é o importante; a fé.
Se essas coisas não forem identificadas a tempo, vamos perdendo cada vez mais a força da fé, ficamos no perigo de que o pecado entre rompendo nossa comunicação com Deus, se a pessoa ficar convivendo com o pecado, sofrerá a morte espiritual.
Tem que entrar em nossa mente que dependemos da oração, dependemos do jejum, dependemos de ler a Palavra de Deus, a gente tem que se dar conta que precisamos de Deus, dependemos da comunhão com Ele.
Quando a fé está fraquejando é sinal que não estamos bem, é sinal que a brasa que queima está sendo enfraquecida e assim estamos nos afastando daquele que deu a vida para nos salvar.
Assim, como nosso corpo, se o sistema de defesa fica fraco, entra um vírus e causa a doença, o paralelo com a fé,  é que quando a sua força vem sendo amenizada,  quando a oração, jejum e leitura da Bíblia vem caindo, fraquejando,  o pecado entra pela fraqueza que temos, e se não for removido a tempo, morremos espiritualmente. O caso é que o pecado é uma “doença” mortal, unicamente o sangue de Jesus nos cura dessa doença, apenas o perdão de Deus que vem por Jesus.
A solução não é lutar contra o pecado, é fugir dele, quer dizer, DAR AS COSTAS, SAIR DE PERTO: 1 Co 6:18 diz: “Fugi da prostituição. Todo o pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo”
E em 2 Tm 2:22 diz: “Foge também das paixões da mocidade; e segue a justiça, a fé, o amor, e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor”.
O diabo foge daquele que se sujeita a Deus,Tiago 4.7: Portanto, sujeitai-vos a Deus. Resisti ao Diabo, e ele fugirá de vós!
Sujeitar nossa vontade à de Deus, então,  o diabo foge.
Uma chama que está acesa depende de coisas para queimar, consumir,  o fogo da fé depende da comunhão com Deus, assim Deus guarda nossa vida. A vivência da vida com Deus depende da comunhão com Ele. Também a fé é como um escudo que se não for fortalecido sempre, os ataques das tentações farão o guerreiro (a) por trás do escudo cair no pecado.