A fé é uma certeza que Deus vai fazer aquilo que Ele prometeu na Palavra dEle. Fé é certeza, não sentimento, veja: Ora, a fé é a certeza que haveremos de receber aquilo que esperamos, e a prova das coisas que não vemos. Hebreus 11.1.
A gente tem que se dar conta de que não se pode unir fé com sentimentos, emoções,  por que fé é certeza e certeza não é sentimento.
A fé  (certeza) está relacionada, associada, ligada à mente, a inteligência. Enquanto os sentimentos e emoções estão ligados ao coração.
Usar a fé com eficácia exige que se faça uso da inteligência,  que a pessoa pense, raciocine, mas pense e raciocine na Palavra de Deus,  de acordo com a Palavra de Deus. Simplificando, a fé é uma certeza, e certeza é na mente, não no coração.
O coração é inconstante, hora fica triste, hora fica alegre, por que os sentimentos são acionados pelas circunstâncias, situações, mas se a gente se entregar e confiar em Deus, isso usando a fé, Ele nos faz seguros. Andar no sentimento é o mesmo que andar por vista, viver na base daquilo que se vê, por aí se entende que não é bom viver segundo o que se sente.
Não podemos unir fé com sentimentos, por que fé é certeza e certeza não é sentimento, enquanto certeza é na mente, sentimento é no coração.
O cem por cento preciso é raciocinar, pensar, meditar na Palavra de Deus, não sentir, você e eu precisamos raciocinar, não sentir.
A partir do momento que se ora a Deus usando a fé consciente, inteligente, estamos em espírito na presença de Deus e é isso o que Deus quer: Deus é Espírito, importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. João 4.24.
O que é adorar ou estar com Deus em espírito?  Isso é orar, pensar para falar com Deus, então,  se pensa, se raciocina, se eleva o pensamento a Deus, estar em espírito é ter o seu pensamento envolvido, cem por cento, com Deus, então,  se chega na presença dEle, por que Deus é Espírito.
Em resumo, a fé emotiva faz com que a pessoa ande segundo o que sente, vivendo de sentimentos e emoções,  enquanto, por outro lado, a fé consciente,  inteligente,  faz a pessoa andar em espírito, a pessoa pensa, raciocina de acordo com a Palavra de Deus, então,  sinta o que sentir ou aconteça o que for, pela fé ela tem mais capacidade de permanecer firme, por que usa a fé( certeza) . A fé consciente deixa a pessoa sóbria, enquanto a emotiva pode “embriagar” a pessoa de sentimentos da alma, diga-se de passagem que sentimentos que até podem não fazer bem.